sábado, 4 de abril de 2009

Respiração correta

É muito comum nas aulas de Pilates ouvir do aluno que não sabe a maneira correta de respirar durante o exercício. E é indispensável ter uma boa compreensão da respiração pois ela age como facilitadora do exercício. São muitas as dicas verbais e táteis utilizadas pelo instrutor para facilitar o entendimento do aluno nesta questão. Mas as vezes ainda fica a dúvida : será que está correto? Passeando por outros blogs encontrei no blog da Sillvia Gomes uma maneira bemnesclarecida e ilustrada de mostrar como o aluno pode sentir melhor estes movimentos respiratórios. Gostei tanto que resolvi pegar as fotos dela e pôr aqui para explicar então, mais uma vez aos alunos como funciona.


Foto 1: Sente-se bem apoiada de forma que sua coluna fique ereta e sem compensações. Se não fôr possível dado aos seus encurtamentos musculares, utilize um acessório como ela faz na foto com um rolo ou uma caixa também pode ser. Ponha uma faixa elástica, ou um lenço, ou uma paninho qualquer abaixo do peito sobre as costelas e cruze as pontas a sua frente pegando com as mãos pelas pontas. Na inspiração, observe a caixa torácica se encher de ar e deixe a faixa folgada para facilitar a expansão do tórax. Sinta esta expansão.
Foto 2: Na expiração,solte o ar dos pulmões pela boca e sinta a caixa torácica ser relaxada. Porém neste momento faça a aproximação de suas costelase contraia o abdome como um cinto ao redor do seu tronco. Puxe a faixa estreitando o tronco. A faixa será um auxiliar nesta contração toracoabdominal e todo o ar será expelido pela boca.
Treinem em casa e discutiremos na aula!

8 comentários:

  1. Bom dia, me chamo Celie, tb sou fisioterapeuta e instrutora de pilates, faço pós raduação me Traumato e minha monorafia vai ser sobre pilates x escoliose, gostaria de saber se vc tem alguns sites ou artigos falando sobre o assuntos, se caso tiver se poderia passar pra mim. Desde de já. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Celie! Que bom tê-la por aqui. Olha deixe seu e-mail para que eu mande o material que tenho. São alguns artigos de pilates que podem te ajudar. Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Carol, sou praticante iniciante de PILATES e minha dúvida é: No estudio que frequento ensinam a inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Já nos vídeos que tenho importados ensinam o tempo todo inspitrar e expirar pelo nariz., com a boca fechada,. Qual o correto ou qual a diferença caso os dois modos sejam corretos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Me interessei pela pergunta da Sandra, porém não vir uma resposta. Também faço pilates e leio uma coisa sobre respiração e minha instrutora me passa outra

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas, desculpa a demora pra responder a vocês. Olha só. O método de respiração às vezes varia de escola para escola. Mas eu utilizo a respiração da seguinte forma: inspiração nasal e expiração bucal. Sendo que às vezes muda apenas o momento de executar cada uma, ou seja, na maioria dos exercícios utilizo a inspiração antes de iniciar o movimento e durante o movimento faço a expiração. Como todo movimento tem ida e volta, são portanto dois ciclos respiratórios para cada exercícios executado. Será que vocês entenderão isso? Qualquer dúvida podem perguntar de novo.

    ResponderExcluir
  6. para a respiração ter uma fluidez você inspira no começo e expira durante o movimento e volta ins e empurra ex ( exercicio no reformer), mas tem alguns instrutores que fazem uma pausa ins no começo ex durante empurrando o carrinho pausa ins novamente e ex voltando, gostaria de saber se é correto, já que na minha opinião este tipo de rspiração não tem fluidez... que é um dos principios do pilates

    ResponderExcluir
  7. Na verdade as duas formas estão certas...mas nesse caso eu prefiro fazer a expiração na ida (no esforço) e a inspiração na volta do movimento. Fica mais fluido.

    ResponderExcluir
  8. uma fisioterapeuta me disse que não se deve fazer pausas na inspiração de pulmão cheio e na expiração de pulmão vazio. Isto é verdade? Segundo ela fazer estas pausas faz mal e provoca apnéia!!! é verdade? obgda

    ResponderExcluir

Agora quero saber de você!