quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mal de Parkinson e Pilates

Foto: Aula de Pilates para Parkinsonianos em estúdio Tamara Di Tella em Buenos Aires

O mal de Parkinson é uma doença neurológica que caracteriza-se principalmente por bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez muscular global e tremores focais ( em uma área do corpo) ou generalizados. Em sua evolução o paciente pode apresentar ainda alterações posturais, dificuldades para a fala e movimentos minuciosos com as mãos e desequilíbrios posturais e de coordenação motora. Porém o intelecto perdura por bastante tempo inabalado. Então como o Pilates pode ajudar este paciente em sua condição? Os sinais podem ser retardados, senão controlados, quando o paciente faz a ativação correta da musculatura de seu corpo na execução das ações, mesmo nas atividades de vida diária como higiene, alimentação, vestuário e afazeres domésticos simples, como limpar a casa, cozinhar, cuidar de seus animais. A melhora da postura e dos movimentos cíclicos são notados muito cedo pelo próprio paciente quando ele executa Pilates. A melhora da marcha e do equilíbrio vêm junto com o ganho de força muscular, com o alongameto da musculatura rígida, trazendo assim melhor coordenação motora nos exercícios realizados sempre bilateralmente. Tudo isso traz bem-estar ao paciente que se vê mais útil e capaz. O Pilates trabalha o corpo e a mente! Portanto, Pilates e Mal de Parkinson podem sim andar juntos! Mantendo a medicação controlada e o bom acompanhamento clínico e do seu instrutor de Pilates devidamente preparado para entender os anseios e dificuldades deste paciente. O maior benefício do Pilates neste caso é a melhor qualidade de vida.

16 comentários:

  1. Oi Carol, você sabe que um dos temas que foi abordado na Conferência Internacional da Physio PIlates foi o Mal de Parkinson: E pelo Brent Anderson. Foi bem legal. Ele nos entregou um texto que, caso vc tenha intyeresse, posso te passar. Foiu muito esclarecedora e motivante a palestar dele. Bj.

    ResponderExcluir
  2. SILVIA EU ADORARIA RECEBER ESTE MATERIAL. ESTOU COM UM PACIENTE DE PARKINSON E TENHO TIDO GRANDES RESULTADOS. PENSO ATÉ EM DESCREVÊ-LOS MAIS TARDE. SE PUDER ME PASSAR AGRADEÇO DEMAIS. BEIJOS.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, coloque no google Parkinson e Pilates e achei o seu blog com esse post. Sou fisioterapeuta e instrutora de Pilates, atendo dois pacientes com parkinson há 1 ano e meio e tenho ditos ótimos resultados também. Se vc quiser, podemos trocar informaçoes.
    Meu email é azappelini@yahoo.com
    Abraço
    Alessandra

    ResponderExcluir
  4. Olá Alessandra. Legal ter encontrado meu blog. Que bom saber que ambém atende este perfil de pacientes. Gostaria sim de trocar experiâncias sobre o assunto. Meu e-mail é: caroldias0@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandra e Carol. Voces de um lado como profissionais e eu do outro buscando informacoes como paciente. Tenho parkinson precoce e hoje fiz minha primeira aula de pilates. Gostei muito. Estou no caminho certo??? Caso tenham alguma dica ficarei feliz. Mara

    ResponderExcluir
  6. Olá Mara! Que bom que escolheu o Pilates como meio de reabilitação para seu Parkinson. Tenha certeza de que está num bom caminho. O Pilates além de te proporcionar a preservação das funções motoras e retardar a evolução das modificações que por ventura possam acontecer em seu corpo, é uma atividade bastante prazerosa e não te deixa com aquela sensação de 'estou fazendo tratamento para a minha doença', sabe como é? Você simplesmente vai e faz o seu Pilates como todas as outras pessoas que irão fazer no mesmo estudio. Porém você precisará de ajustes por conta das suas limitações, e isso o seu instrutor saberá fazer. Beijos e boa sorte. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Carol, tenho DP há 12 anos, hj tenho 50a. Encontrei muit coisa interessanto neste blog. Convido vc a visitar meu blog http://simplesmentetete.blogspot.com/
    As informações do blog contam muito da minha exxperiência destes ultimos 12 anos, e qto a atividade física é importante para que eu possa manter minha independência. Gostaria de pedir a vc permissão para linkar está matéria no meu blog.
    Se tiver interesse em saber mais sobre e DP, tendo como ref. um portador , estou à sua disposição.
    Meu email: simplesmentetete@gmail.com
    Tb tenho uma comunidade no orkut chamada O Bem de Parkinson. Lá vc pode encontrar outros portadores e cuidadores e saber sobre suas vivências. Abraços fraternos... Sucesso e realizações em 2011. *TT.

    ResponderExcluir
  8. Roger-lane Valerio dos Santos30 de dezembro de 2010 às 21:37

    Olá Carol, Parabéns pela matéria, você disse praticamente tudo sobre o tratamento de Parkinson com o método Pilates. Eu também tenho 2 pacientes com essa doença, temos que ter além da atenção, bastante paciência, devido a bradicinesia e problemas oculares (diminuição na produção de lágrimas). Não possuo nenhum artigo, protocolo ou algo parecido sobre o assunto, uso os conceitos que aprendi na neurologia e adapto ao pilates. Caso possua algo e puder compartilhar, estará contribuindo muito para o nosso tratamento. Bom trabalho e feliz ano novo.
    Rogerspp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Carol!

    Como vai?
    Adorei este metodo para o tratamento do parkison, pretendo defender uma tese com este assunto.Você tem algum artigo, ou site no qual eu possa buscar mais informações?

    Muito obrigada

    e Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  10. Pessoal fico muito feliz em ver que o faço tem ajudado tanta gente!! Tetê suas publicações são muito interessantes. Passar sua exepriência é muito bom para outros portadores do Parkinson. Vou estar te acompanhando sempre. Sobre artigos eu não tenho muitos. Vou tentar encontrar alguma coisa legal e consistente e envio aos que e pediram. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. Maria Laura(Associação de Parkinson de Brasília)26 de janeiro de 2011 às 09:23

    Você sabia que a Doença de Parkinson é assim hoje nomeada? Não se fala mais em MAL de parkinson , apesar de ainda ser esse nome veiculado pela mídia.

    ResponderExcluir
  12. Sei sim, MARIA LAURA! Foi realmente um lapso! Obrigado por me alertar! Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ola Carol, meu pai tem Parkinson a bastante tempo mas só agora está fazendo pilates, espero que ajude-o na melhora dos sintomas da doença. Gostaria muito de receber artigos sobre pilates e parkinson, obrigada!Meu email andrea_tr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Carol,
    sou estudante de jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo e estou fazendo uma reportagem sobre mal de parkinson. Poderia me ajudar respondendo algumas perguntas?

    Desde já muito obrigada,
    meu e-mail é salisamacedo@hotmail.com

    Salisa Macedo

    ResponderExcluir

Agora quero saber de você!