sábado, 11 de maio de 2013

Dor das Costas - Quem nunca sentiu?

A dor nas costas está cada vez mais presente na vida das pessoas. Em algum momento de suas vidas, todas elas vão se queixar deste mal, que já afeta 80% da população mundial. Um estudo do IBGE identificou que esta é a terceira maior causa de aposentadorias no país e o segundo maior motivo dos pedidos de afastamento do trabalho. As causas deste sintoma vão desde a má postura no dia-a-dia e o excesso de peso corporal, até o mal uso do corpo que venha a sobrecarregar a coluna.



O que chamamos de dor nas costas pode ser interpretado clinicamente como:
  • cervicalgia - quando é na região cervical ou do pescoço;
  • dorsalgia - quando é na região dorsal ou no meio das costas;
  • lombalgia - quando é na região lombar ou o final da coluna.


Sentar, deitar ou mesmo ficar de pé em posições mantidas por tempo prolongado e/ou em má postura favorece a desvios da coluna vertebral levando às escolioses, hipercifoses ou hiperlordoses. Estes desvios contribuem para processos irritativos em componentes de sua estrutura como ligamentos e discos intervertebrais, que futuramente chamaremos de espondiloartroses ou hérnias discais, dentre tantas outras lesões frequentes que trazem muita dor nas costas.



Estar acima do peso, o uso inadequado de calçados ou fraqueza muscular abdominal ou costal, quando não são os fatores causais acabam por se tornar fatores adicionais a estas lesões que chegam a causar sintomas bastantes dolorosos, já que a sobrecarga sobre a coluna passa a ser muito maior.
Insistir em atividades de esforço intenso e/ou repetitivos sem um bom preparo da musculatura do tronco com certeza elevam ainda mais os níveis de dores nas costas e a depender da ação executada o sintoma poderá ser sentido em maior ou menor proporção também como irradiação para os membros superiores ou inferiores (braços e pernas respectivamente).





Como prevenir a dor nas costas?
Como forma de prevenção é aconselhado realizar alongamentos regularmente, manter a postura correta e controlar a quantidade de peso. Quando aparecer algum sintoma que pode sinalizar problemas de coluna, como o formigamento, é recomendado buscar ajuda de um especialista.





E se o problema já existe, como resolver?
Em se tratando de tratamento, o profissional inicialmente avalia a postura e a forma física do paciente como força muscular e possíveis dificuldades de realizar as ações, e ainda pergunta sobre sua rotina diária para identificar fatores causais. A partir de então, o tratamento pode ir desde o uso de meios de analgesia à  execução de diversos tipos de exercícios com os seguintes objetivo: mobilização vertebral, alongamentos musculares, fortalecimento e exercícios para estabilização da musculatura do tronco. E por quê não praticar Pilates, já que seu programa engloba todas essas qualidades?





Na prática, todo mundo pode cuidar de sua coluna para evitar sofrer deste mal. 
Fazer exercícios físicos regurlamente, manter cuidados posturais e controlar o peso corporal são altamente recomendáveis.





6 comentários:

  1. Parabéns, amiga!

    Continue postando ótimas informações e ajudando os seus leitores!

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mila!! Continue visitando o blog e sugerindo assuntos tb. bjinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol! Deve ter sido um bug, geralmente ele volta sozinho.O meu voltou faltando umas 40 eu acho. Amanhã já deve estar normal. Beijos! Obrigado pela visita de qualquer maneira rs...Se quiser participar do sorteio da paleta da Sephora Pop Up fica a vontade! Bye
    sweetbulunga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo em meu blogger que o numero de acessos está em 76.813m mas não aparece mais na página principal do blog.!! O que posso fazer para ter de volta a contagem?

      Excluir
  4. Respondendo o seu questionamento “ dor nas costas, quem nunca sentiu?” acho que só quando eu era criança rsrs, porque ultimamente convívio com essa dor. Mesmo sendo toda travada srs tenho observado melhoras com o pilastes rsrs. Já me tornei leitura do se blog e tenho aprendido muitas coisas no meu dia a dia estou buscando melhorar a postura. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está acompanhando, Valéria!
      De fato, você faz parte da estatística. Os maus hábitos que praticamos ao longo da vida um dia acabam por refletir em leões mais tarde. Cuide-se e continue no Pilates! Você está se saindo muito bem nas aulas.rs

      Excluir

Agora quero saber de você!