terça-feira, 16 de março de 2010

Laptable - uma boa alternativa para o uso ergonomicamente correto do seu notebook

VEJAM SÓ COMO SÃO AS COINCIDÊNCIAS:
Hoje mesmo estive conversando com uma paciente portadora de cifoescoliose (falei sobre escoliose aqui em matéria passada) sobre a postura adequada para utilizar seu notebook. Ela, professora, me contava que a melhor postura em que conseguia se posicionar para trabalhar em seu notebook era sentada no chão, com seu notebook na mesinha de centro da sua sala, de pernas cruzadas, com apoio das costas nas pernas do sofá. Absurdo total, não é?

Expliquei a ela o porque de não poder permanecer nesta postura mesmo que tenha apoio das costas, já que envolvida no que está fazendo, nem presta atenção em quanto tempo permanece na mesma postura ERRADA. Falei a ela que nesta posição sua coluna não conseguiria manter-se sem dor por muito tempo, já que seria muito grande o tensionamento dos músculos da cadeia posterior de sua coluna vertebral, tracionando inclusive os músculos lombares, flexionando demasiadamente sua coluna cervical anteriormente, o que só lhe traria uma baita cervicalgia (dor no pescoço) e uma lombalgia talvez até desconforto Às suas pernas, que fletidas por um longo período iriam evoluir com dificuldade circulatórias e sintomas relacionados.

Dei algumas opções a ela de como sentar-se na cadeira frente a mesa (o mais óbvio) com o "note" apoiado na mesa, mas que para obter uma visão sem flexão cervical (flexão de pescoço) ela poderia apoiar o "note" sobre um livro grosso ou qualquer coisa que deixasse a tela na mesma linha de seu olhar, para que sua visão seja mais alinhada, além de apoiar os antebraços na própria mesa, sem tensões para os ombros ou compressões para os punhos. Fiz uma demonstração de como seria a postura da qual falo aqui e ela concordou em fazer tal adaptação em casa e me contar depois sobre possíveis dificuldades que tiver para permanecer na posição.

Pois eis que chego aqui e, bisbilhotando blogs que acompanho sempre, de saúde e de moda, coisa que adoro fazer quando não estou estudando ou pesquisando algo interessante para trazer para vocês aqui, me deparei com um post sobre o Laptable no blog Moda de Novela.



O Laptable nada mais é do que uma mesa-acessório para adaptação do notebook de forma "ergonômica" (leia-se posturalmente correta)ou para apoio de qualquer outro instumento que queira-se utilizar, de forma a não haver compensações posturais que possam trazer prejuízos à coluna ou membros, como um livro por exemplo.



A personagem Luciana, da novela Viver a Vida, utiliza o Laptable para justamente apoiar seu notebook, sendo que há uma adaptação do Laptable à sua cadeira de rodas. Assim, ela pode ler as mensagens que são enviadas a seu blog - Sonhos de Luciana - todos os dias.

Mas este acessório pode vir com outras mecanismos e ajustes para apoio como um braço articulado para uso do mouse, uma mesinha para um cafezinho ou para pôr seu celular, facilitando seu acesso a tudo que você possa precisar no momento em que está trabalhando, estudando ou lendo. Ele tem regulagem de altura e inclinação o que ainda deixa seu uso mais confortável e adaptável a qualquer pessoa, e ainda vem com rodinhas para facilitar seu tranporte.



Este produto é fabricado pela empresa A Sys, que além deste tem outros acessórios ergonômicos para notebooks portáteis.

Você pode saber mais sobre o Laptable no Submarino:(http://www.submarino.com.br/portal/HomeMarca/532478/a+sys).
Para visitar o Blog Moda de Novela acesse: http://blog.modadenovela.com.br/
Para conhecer o Blog Sonhos de Luciana leiam abaixo sobre ele em post anterior.

2 comentários:

  1. Oi Carol!
    Comecei há pouco tempo a usar um adaptador pro meu notebook pq tava sentindo mta dor nas costas! Só que o meu suporte é bem mais simples heheh... mas agora me empolguei e quero um desses! bjoo

    ResponderExcluir
  2. Acho que sinto falta de uma mesa para colocar papel!!!

    ResponderExcluir

Agora quero saber de você!