sábado, 13 de março de 2010

Fibromialgia e Pilates



Fibromialgia é o nome dado a um conjunto de sinais e sintomas de origem reumática e não inflamatória que afetam diversos pontos localizados bilateralmente em músculos e tecidos conectivos (localizados próximos a articulações) e pode ocorrer associada a diversas doenças. Por isso não é considerada uma doença mas sim, uma síndrome. Acredita-se que no Brasil 5% da população sofra desta síndrome, numa proporção bem maior entre mulheres do que homens e em bem menor escala entre crianças. Fibromialgia quer dizer dor em músculos, e tecidos conectivos (tendões e ligamentos). O paciente de Fibromialgia não apresenta alterações laboratoriais, e portanto seu diagnóstico é difícil de se concluir. depende principalmente das queixas e sensações que o paciente relata.

Sintomas da Fibromialgia:

Dor - é o principal sintoma, sentida em todo o corpo, mas que pode iniciar em uma determinada região e se espalhar para outras áreas após certo tempo. A dor é dita como ardência, queimação, incômodo ou fisgadas. Varia de intensidade de acordo com a hora do dia, com o padrão de sono do paciente, com o clima estresses e tipo de atividade que ele executa.A sensação mais referida é a de omo se estivesse gripada constantemente, mas de qualquer maneira eles sentem sempre alguma dor.Para um pequeno nùmero a dor é bastante severa e daí exige cuidados muito mais específicos.
Para tentar classificar melhor pacientes portadores da síndrome da Fibromialgia foi criado um mapa de pontos dolorosos específicos que é aplicado na avaliação física em consultório para determinar a presença ou não de Fibromialgia no paciente. Por este mapa é determinado fibromiálgico o paciente que apresenta pelo menos 12 dos 18 pontos simétricos e bilateralmente localizados como dolorosos à palpação leve com a ponta do polegar.

Estes pontos estão localizados na nuca, acima e medialmente às escápulas, nas articulações sacroilíacas, nas faces laterais dos quadris, anteriormente ao pescoço, na região das 2ªs costelas, nas faces mediais dos cotovelos e nas faces mediais dos joelhos. Estes pontos necessaraiamente devem estar doloridos nos dois lados simultaneamente.

Fadiga - 90% dos pacientes sentem fadiga de moderada a severa, com redução da resistência a exrcícios, perda da energia e cansaço semelhante ao da gripe forte ou de uma noite mal dormida.

Distúrbios do Sono - Muitas pessoas sofrem de insônia. Acordam com frequência a noite e às vezes nem chegam a dormir, ou seja, não têm o sono profundo, o que resulta em mais cansaço e mais dor. Podem ainda ocorrer apnéis, agitação das pernas durante a noite chamada de "síndrome das pernas inquietas". É um verdadeiro ciclo vicioso de sintomas que levam o paciente a ansiedade, mau-humor, e muitas vezes depressão.

Outros sintomas - Cefaléias de tensão e enxaquecas; dor abdominal e cosntipação alternada com diiarréia; urgência ou espasmo da bexiga(aumento ou ausência da vontade de urinar).

Não existe causa definida para a Fibromialgia. Algusn estudos supõem que pode vir decirrente a trumas emocionais ou físicos sofridos anteriormente como um acidente automobilístico, perda de um ente querido, perda de emprego, ou pode ser devido ao estresse por sobrecarga de trabalho, e até uma gripe muito forte. Há pesquisas referentes a hormônios relacionados a perda do sono, a a alteração do humor e a manifestação da dor, mas ainda não totalmente definidos.Portanto é importante que seu diagnóstico seja dado preferencialmente por um especialista nesta síndrome, um reumatologista.

Opções terapêuticas para a Fibromialgia:
medicação para redução da dor e melhora do sono;
técnicas de relaxamento para reduzir a tensão muscular;
programas de exercícios para fortalecimento muscular e aumento da ganho de condicionamento cardiorespiratório;
programas educativos para ajudar o paciente a entender sua condição.

O Pilates é uma excelente opção a este pacientes pois devido ao baixo impacto dos exercícios, a fluidez com que são executados, o treino respiratório, tudo isso favorece grande segurançana execução da atividade e com grandes possibilidades de redução de todos os sintomas.

Resultados da execução do Pilates por Fibromiálgicos:
melhora do sono;
menor intensidade da dor;
maior autoestima;
redução da ansiedade;
melhora do humor;
melhora do padrão respiratório.

O mais importante é consultar o médico especialista para o diagnóstico correto e assim traçar o plano de atividades que melhor se encaixa na condição de cada paciente.

5 comentários:

  1. Descobri seu blog esses dias, e gostaria de lhe dar os parabéns, pois o conteúdo é muito bom, e engrandece ainda mais a fisioterapia.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Ely. Sinto-me lisonjeada pelo elogio. Espero que curta. Procuro melhorar a cada dia, e sei que meu passatempo pode ajudar muitas pessoas. Gostaria que você participasse sugerindo alguns assuntos que tiver interesse, desde que eu possa destrinchar aqui. Beijos e volte sempre, colega.

    ResponderExcluir
  3. OI Carol! Amei!
    Não sabia que você tinha blog.
    Muito legal!
    Essa semana eu passo na clinica sem falta.
    Obrigada e até mais.
    Kalinka

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Kalinka.
    Vou te esperar!
    Vamos cuidar desses sintomas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria Carol. A fibromialgia é assim mesmo. Ou melhor, é pior que isso. Vale a pena falar também que a Quiro ajuda bastante. Bjs.

    ResponderExcluir

Agora quero saber de você!