sábado, 28 de março de 2009

ESCOLIOSE X PILATES



Pois bem, existem muitas verdades e muitos mitos sobre a questão pilates x escoliose. O pilates como recurso terapêutico do portador de escoliose é sim viável e traz grandes benefícios. Porém, deve-se respeitar a real causa e grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente. Escoliose é o desvio da coluna vertebral que pode se manifestar com sintomas ainda na infância, adolescência ou somente na fase adulta. As causas são diversas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral. O portador pode até não queixar-se de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum referir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associados como dormências, queimação, marcha alterada, que podem sim evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados. Como por exemplo as grandes rotações vertebrais, que levam às insuficiências respiratórias e são causa imediata de cirurgia corretora como único meio de amenizar os sintomas. O pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionamdo melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo. A restrição que se faz a prática do pilates como método de reabilitação dos portadores de escoliose baseia-se no grau da lesão, na intensidade dos sintomas, nos fatores adicionais a esta lesão( como osteoporose, por exemplo) e na capacidade de execução dos exercícios pelo paciente, sem que haja sobrecarga ou dor, que passa a ser o mediador e limitador de cada execução. O paciente não pode sentir mais dor após a aula. O objetivo é trazer-lhe conforto! Portanto o ideal é fazer uma avaliação com especialista (ortopedista e fisioterapeuta), exames adicionais de imagem, como uma ressonância nuclear magnética ou radiografia, e uma aula sem compromisso é sempre um bom meio de avaliar o paciente na execução dos movimentos. A biomecânica é sempre um meio interesssante de avaliação. Se ao final desta primeira aula ele se sente bem, está apto a continuar no programa, respeitando sempre os limites principalmente dolorosos deste indivíduo. Os benefícios adquiridos com o pilates sem dúvida serão muito gratificantes.

123 comentários:

  1. Oi meu nome é Caroline e sou fisio tb, e me tornei instrutora de pilates recentemente...e é grande a procura de portadores de escoliose...Muito interessante seu post,e bem esclarecedor, principalmente para pacientes...Parabéns é a primeira vez q visito mas espero trocar informaçoes sempre

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Carol. Pois então volte sempre que desejar. Procuro falar sempre sobre assuntos que fazem parte de nossa rotina como instrutora e fisioterapeuta. Você também pode me ajudar sugerindo temas para discussão, ok?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar vou passar por aqui sempre...bjs
    se tiver orkut podemos conversar de vez em quando
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13216484243036288625&rl=t


    boa noite

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome Rute, minha filha tem 11 anos e tem escoliose.Gostaria de saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rute. Como disse acima, a escoliose é um desvio postural da coluna vertebral, que pode ter diversas causas. Em crianças pode ser causada por má postura ou congênita(quando nasce com a lesão), que geralmente é mais intensa e com alterações um pouco mais significativas e lesivas. O importante em crianças é iniciar o tratamento o quanto antes com orientação postural, fortalecimento muscular do tronco e junto a isso uma atividade física. Muitas vezes indica-se a natação, por ser um exercício aeróbico lúdico que trabalha todo o corpo para o anho de força muscular e alongamento e que a criança aceita com mais facilidade. O próprio Pilates pode ser uma opção de exercício físico global e trás excelentes resultados. Trabalhado de froma lúdica para entreter a criança, de preferência com outras crianças em igual situação. Faça uma psquisa perto de você e tente experimentar uma aulinha. Mas o mais importante é estar acompanhada de um médico especialista para avaliar o grau de curvatura do desvio e à partir daí traçar melhor o tratamento dela. Abraços e volte sempre ao blog.

    ResponderExcluir
  6. OI é a Rute, descobrir a escoliose da minha filha (Brendha) quando ela estava com nove anos, e logo fui ao medico com ela,começamos o tratamento.Ele so falou pra ela fazer natação,mas fico preocupada, pensando o que mais poderia fazer.ela ja está com 18 grau.Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ela deve ser periodicamente reavaliada pelo ortopedista que já cuida dela. Mas você pode complementar com o Pilates sem problema. O mais importante é estar com profissional devidamente capacitado para trabalhar com reabilitação e com criança especificamente, para que seja respeitados os limites da Brendha e seja feito de forma prazerosa para ela. Uma vez em tratamento diminui-se o risco de progressão da curvatura. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Caroline: Meu nome e Guilherme, sou fisio e instrutor de pilates. Tenho uma paciente com um grau avançado de escoliose-gibosidade com convexidade a direita em forma de C, com graus de 42 graus toracica alta e media e toraco lombar de 56 graus. Ja foi realizado tratamento com RPG com um outro fisio e agora vou iniciar o piltaes com a paciente. Foi indicada pra tratamento cirurgico com um neurocirurgiao, mas acredito muito numa fisio conservadora. Gostaria de algumas informacoes sobre alguns exercicios mais especificos para a escoliose no piltes. Agradeco a atencao. Espero uma resposta.

    ResponderExcluir
  9. Olá Guilherme! É um prazer tê-lo no blog e poder te ajudar um pouco. Bom, pelo que li a escoliose desta paciente está num grau elevado de curvaturas dorsal e lombar. Provavelmente existe uma rotação que deve está limitando alguns movimentos tóraco-lombares além da possibilidade de dificuldade respiratória, estou errada? (QUALQUER COISA ME CORRIJA PARA QUE SEJA MAIS CLARO MEU RACIOCÍNIO). Então, num caso assim, eu prefiriria dar muito mais exercicios de solo (MAT) para ela. Exercícios de solo são super seguros e mais fáceis de execução neste caso. Principalmente porque esta paciente precisa de boa propriocepção de tronco. O contato com o solo em decúbito dorsal a fará sentir-se muito bem, e por si só já dará uma percepção postural legal. Você pode utilizar o rolo, o círculo, alguns com a bola mais cuidado com a instabilidade neste caso. Somente utilize se perceber boa estabilização pela paciente. Se não der certo utilize as caixas pequenas para apoio dos pés. Aos poucos, evoluindo em seu trabalho, vá acrescentando aparelhos como o reformer e o cadillac. Cadeira e Barrel mais pra frente. Mais uma observação. Não estou te dando um modelo obrigatório a ser seguido. É o que eu gosto e acho mais seguro de fazer nestes casos. Já tive alguns pacientes assim, utilizei desta linha de pensamento, e tive bons resultados, sem queixas álgicas, com excelente aceitação dos pacientes. Faça e me conte depois, ok? Volte sempre ao blog. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  10. Ola Carol , meu nome é Rafael. Parabens pelo blog .
    Tenho escoliose mínima juntamente com assimetria no tórax . Sei que estao relacionados um ao outro mas não sei qual é a causa e qual é o efeito .
    Não sei se a assimetria causou a escoliose pois ao malhar peitorais eu forçava para o lado mais fraco ou se a escoliose causou a assimetria devido a rotação .
    O fato é que não consigo atravez da musculação realizar exercicios de forma harmonica que possam diminuir as assimetrias .
    Gostaria de saber se o pilates é um recurso para mim pois a musculação só esta agravando o problema .
    Conto com sua ajuda
    Mt obrigado

    ResponderExcluir
  11. oi meu nome é jaqueline, tenho 13 anos e tenho escoliose , vou aperar em janeiro de 2010 dia 13 .

    achei bem interessante seu site, mas queria saber se vc tem escoliose ?
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Jaqueline, eu tenho uma escoliose mínima sim, mas faço Pilates e procuro manter-me sempre em boas posturas, principalmente durante o meu trabalho. Boa sorte em sua cirurgia e não deixe de cuidar de seu corpo sempre!

    Rafael, não sei ao certo qual seu grau de curvatura da escoliose, mas se tem assimetria de tórax, provavelmente isso se dá devido a rotação vertebral que vc deve ter também. E neste caso a CAUSA é a rotação vertebral pela inclinação da coluna e o EFEITO á a assimetria do tórax. É muito técnico te explicar em detalhes, mas é basicamente isso mesmo.
    Talvez você não consiga amenizar as alterações posturais na musculação porque não está executando exercícios corretos para direcionar o fortalecimento da musculatura do tronco. Deve-se fazer uma boa avaliação para verificar que musculaturas devem ser fortalecidas e quais devem ganhar comprimento com exercícios de força e alongamento. Se você não está se sentindo bem com a atividade na academia, interrompa. E o Pilates como recurso nem precisa falar. Lógico que está indicado pra você!!Procure um Estudio perto de você e faça uma aula experimental. Qualquer dificuldade pode me consultar.rs Abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  13. Parabens Pelo seu Blog Carol!! Sou fisio e trabalho com pilates...
    Tambem tenho alguns pacientes com escoliose, em diversos graus, mais uma paciente me chamou um pouco atenção!! A escoliose é em C, destro convexa com aproximadamente 25º, so que ela possui um grande deslinhamento de ombro, sendo o direito cerca de 4 cm mais elevado e uma grande rotação de tronco facilmente notavel!!
    Gostaria de saber (se possivel)como vc trabalharia com ela!!

    ResponderExcluir
  14. Ricardo, um outro leitor, o Guilherme, me questionou aqui mesmo sobre uma situação semelhante com uma paciente dele. Leia acima as exlicações que deixei pra ele. Elas podem te ajudar. Qualquer detalhe ou dúvida fique livre para questionar. Abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog.
    Sou fisioterapeuta Especialista em Terapia Manual e Reabilitação Avançada em Escoliose Idiopatica do Adolescente.
    lgescoliose@hotmail.com

    Fiquei entusiasmado com o assunto e achei de uma coragem expor este assunto tão pouco falado. Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que gostou Luiz. Bom também saber que é da área e poderemos até trocar informações quando necessário, não? Abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  17. Ola Carol, tenho 52 anos e tenho escoliose, a qual foi diagnosticada aos 16 anos. Na epoca usei colete corretivo por 1 ano , mas como eu ja estava com a ossatura quase fechada , o colete nao adiantou muito. Nunca fui indicada para fisio ou nada parecido. A minha curvatura é de uns 46 graus. Hoje moro nos EUA e frequento academia 5 x por semana. Faço aula de mat pilates 2x por semana, mas tem alguns movimentos que nao posso fazer pq. sinto mais dor. Ultimamente tenho tido muita dor e noto que estou ficando cada dia mais curvada lateralmente. A professora de pilates me recomendou parar com tudo que faço inclusive o pilates e fazer hidroginastica. Vc. acha que realmente seria melhor sendo que é um exercicio de baixo impacto? Outra pergunta , estou uns 10 kg acima do meu peso ideal , isso complica a situação? Abraços e obrigada. Linda.

    ResponderExcluir
  18. Olá Linda. Olha, com certeza o ganho de peso está te trazendo mais dor. A coluna pode não estar conseguindo sustentar esta carga extra. Segundo, você deve analizar o quê e como está fazendo os exercícios na academia. Peso excessivo, posturas incorretas utilizadas para cada exercício...são fatores que podem deflagrar uma crise álgica (de dor). Outra coisa é o grau de sua escoliose. E pelo tempo que tem de lesão ela pode sim , mesmo com todo cuidado que você tem, voltar a doer. Aí você deve analizar seus hábitos de vida, posicionamentos, sua função laboral( trabalho) pois tudo deve ser adaptado a sua condição e evitando excessos. A questão fazer ou não o Pilates, eu só poderia dizer vendo pessoalmente como está você. Mas existe a possibilidade de você continuar realizando seus exercpicios de solo sim, só que com muito mais critério. Lógico que nem tudo você poderá fazer. Mas existem muitas coisas que você pode sim continuar realizando dentro da atividade Pilates. Seu instrutor deve reavaliar seu quadro e daí tirar as conclusões mas com certeza a hidro é interessante também (paralela ao Pilates) pois é atividade aeróbica e você precisa ter este tipo de atividade concomitante a qualquer opção de atividade física que escolher realizar.O que eu sei é que parada você não pode ficar. Sua coluna pede movimento!! Tente nova connsulta clínica, nova avaliação postural, reveja o programa de exercícios e boa sorte! Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Carol,

    gosataria de saber se a escolise, a pessoa que tive escolise tem dores na região do ombros? Bom, eu desculbrir que tinha escolise aos 26 anos e o medico, me diz que não iria me prejudicar! mas ultimamente, estou sentido tantas dor que ja tome varios medicamentos, e não passa a dor! esta escolise esta situado segundo o medico e nos quadrilho, pois a diferencia das pernas são poucas mais ou menos 0,05 centimento, e as dores e na região do torax e nos ombros, as vezes acho que e gastrites de tanta dor, nente sentido estou pedirndo sua ajuda? e-mail: adalgisateresina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Veja bem. Não consegui entender muito bem qual a região de sua escoliose, mas vejo que sente muito a parte supeior do tronco( ombros e tórax) e a curvatura tem influência sobre a diferença de tamanho de suas pernas, e que ocorre pode ser devido a inclinação de sua coluna e não necessariamente por uma real diferença de tamanho dos membros. Mas isso também deveria ser visto mais de perto com uma avaliação postural precisa. Sua escoliose pode estar te trazendo dores sim, e um toque que te dou é que, o nosso corpo foi feito para o movimento e não para ficar estático. Mesmo que você tome remédios para aliviar os sintomas você precisa mobilizar sua coluna, para manter a flexibilidade, a hidratação dos discos intervertebrais, manter os músculos e tendões elásticos e firmes enfim, manter-se o mais ativa e saudável possível. O melhor a fazer é consultar novamente o médico, se for o caso até um neurologista, para uma avaliação profunda da sua coluna e verificar inclusive se existe lesões concomitantes em decorrênncia da escoliose que possam estar ter trazendo sintomas tão intensos. Daí o próximo passo é a avaliação de um fisioterapeuta para tentar enquadrá-la em alguma tipo de tratamento seja Pilates, ou a fisioterapia convencional, ou RPG, o que fôr possivel diante de suas limitações. Boa sorte. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  21. carol; tenho uma escoliose de 12 graus na regiao do torax eu vou prestar um concurso que só é permitido 10 graus o pilates me ajudaria diminuir esses 2 graus me ajuda a tirar eesa duvida pois é meu sonho que esta em jogo

    ResponderExcluir
  22. Olha, o tratamento para escoliose só traz resultados a médio ou longo prazo, a depender de como vai a curvatura e os sintomas que cada paciente apresenta. Não existe nenhum tratamento que obtenha resultado tão rápido como você parece buscar. E tem muita coisa em jogo aí. Hábitos diários de postura, verificação de sua rotina diária de atividades, como se comporta sua escoliose frente às correções que se possa fazer... Procure um especialista para uma avaliação de suas reais possibilidades. Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Carol,
    Tenho uma escoliose Lombar de 23º (Método de Cobb)... consultei um fisioterapeuta que me assegurou que através de sessões de RPG conseguirei corrigir esta escoliose! Será verdade?
    Obrigada,
    Alice

    ResponderExcluir
  24. Olá Carol..
    tenhu uma leve escoliose lombar que no caso
    faz com que um dos meu ombros seja mais pra frente que o outro, queria saber se a academia pode corrigir issu? obrigado

    ResponderExcluir
  25. ola carol,meu nome é eric tenho 27 anos 1.60m e 60 klos tenho escoliose lombar convexa moderada queria saber qual exercicio possa fazer p enrijecer a minha barriga,posso caminhar?me responda por favor.bjos.

    ResponderExcluir
  26. **Bom Dia Carol, descobri que a minha filha de 15 anos estar com escoliose dorso lombar com ângulo de 43º graus.Estou muito nervosa peguei o rx ontem e vou levar no ortopedista,não faz muito tempo eu comecei a repara que ela estava se jogando muito para o esquerdo e levei ela no medico, estou tão nervosa!!!!esse seu blog esta sendo muito importante pois descobri que não estou sozinha,que tem outras pessoas passando por isso, desculpe o desabafo...mas eu estava precisando pois na frente fela eu tenho que ser forte. minha filha fazia natação nunca se queixou de dores.Vou visitar sempre esse blog Beijus DEUS TE ABENÇÕE*

    ResponderExcluir
  27. Olá Carol,meu nome é Débora tenho 21anos e tb tenho escoliose congenita.Quando mais nova nao sentia dores na coluna,mas de 1ano pra cá já nao tenho aguentado de dor.Sempre fiz acompanhamento com o Ortopedista e ele me disse q meu problema nao tinha agravado.Gostária de saber se agora q nao estou em faze de desenvolvimento ainda corro o risco de meu problema se agravar?

    ResponderExcluir
  28. Alice, toda escoliose pode ser tratada. A evolução do tratamento depende muito de quando você inicia seu tratamento ( quanto mais cedo melhor), depende da sua idade ( adultos já tem geralmente uma fixação dos desvios), e do grau de inclinação da curva( ou seja, do ângulo). Não sei sua hhistória mas posso te assegurar que o RPG é uma opção sim pra você. No mínimo você sentirá melhora dos sintomas, te ajudará a adquirir melhor postura e aliado a isso você poderá realizar alguma treino de força muscular pra estabilizar o que você ganhará de correção no RPG. Experimente fazer umas sessões. Vai gostar!


    Ao amigo anônimo que falou sobre a sua escoliose lombar e desalinhamento dos ombros, também não posso fazer uma análise mais exata, mas provavelmente esta alteração dos ombros se deve a uma rotação de tronco que você já adquiriu por causa da escoliose. Mesmo sendo lombar o seu conhecimento, ela já compensa com desvio nos níveis mais acima de sua coluna como torácica ou cervical. Porcure um especialista para fazer a avaliação completa e ele mesmo te orientará sobre o tratamento. Academia tem que ser feito de preferência com instrutor perto de você para fazer as correções das posturas que utilizará na execução dos exercícios, bem como te orientar em quais exercícios você poderá fazer.


    Eric, você tem muitas opções de atividade física para melhorar os sintomas de sua escoliose, mas antes sempre recomenda-se que faça uma avaliação prévia com um fisioterapeuta. É preciso ver que sintomas você refere, como está sua curva, quais seus habitos de vida diária, se tem lesões associadas na coluna ou outra área do corpo...É importante que todos saibam que isto não se resolve assim, se informando por internet. O fisioterapeuta ou o ortopedista precisa estar sempre cara-a-cara com o paciente para invertigar direitinho seus comprometimentos. Existem detalhes de uma avaliação que precisam ser buscados. Mas posso te adiantar que exerccícios abdominais para fortalecimtno do tronco são sim indicados sempre, MAS COMO E QUANDO EXECUTAR, AÍ SÓ MESMO APÓS UMA AVALIAÇÃO CLÍNICA PODERÁ DEFINIR. PROCURE UM ESPECIALISTA!

    ResponderExcluir
  29. Geilsa, espero que já tenha ido ao médico para tirar os grilos da cabeça. Escoliose é uma situação que preocupa muito as mães sim, e em graus maiores então. Mas tudo pode ter uma saída. Porvavelmente ela não se queixava de dores por causa da natação, já que nela há alongamento do tronco, mobilização de todas as estruturas da coluna, lubrificação dos espaços discais, o que já favorece a ela um bom condicionamento físico e fortalece seu tronco e membros para melhor se manter com a lesão. Mas veja você que mesmo realizando atividade física isto não a impediu de adquirir as alterações posturais que ela apresenta hoje. Talvez má postura no dia-a-dia, ou até mesmo uma condição familiar ou congênita. O importante é a verificação do clínica agora. Ele poderá ter uma visualização bem melhor e com certeza te ajudará a encontrar a melhor opção para sua filha. Se ela não tem sintomas, poderá manter sua natação, e além disso deverá estar em acompanhamento de um fisioterapeuta em exercpiucios mais específicos aos seus desvios, orientando em hábitos diários, e incluindo aí alguma proposta de trabalho mais específica, seja RPG Pilates ou oos dois... Converse com eles e boa sorte!

    Débora, se você agora já sente dores tão intensas a curvatura pode estar se agravando sim, ou seus habitos diários podem estar promovendo stes sintomas. Voc~e precisa ser avaliada novamente por especialista pra definir logo seu tratamento. Não só no alívio dos sintomas mas em alguma modalidade que te mantenha sem sintomas por mais tempo possível. Mesmo após a fase de crescimento os sintomas podem sim agravar e a crvatura pode aumentar. Má posicionamento nas atividades diárias como sentar-se, dormir, ou mesmo cuidando da casa podem aumentar os desvios. Porcure se policiar durante todo o seu dia e verificar como anda sua postura. Isso te ajudará a corrigir-se quando se pegar com o tronco largado, ou dietada jgada no sofá, ou escorregando da cadeira enquanto lê. É muito impostante que o paciente tenha conciência de suas posturas pois a orientação sem ser seguida não tem valor. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Tenho escoliose e vou ter que operar. Tirei algumas dúvidas desse site, que explica certinho a cirurgia.www.tratamentodecoluna.com.br
    Boa sorte a todas

    ResponderExcluir
  31. Obrigado Mariana. Boa sorte em sua cirurgia e valeu pela dica do site. Tenho ceretza que os leitores aqui vão gostar de contar com as informações encontradas por lá. Abraço.

    ResponderExcluir
  32. OLÁ BOA NOITE!CAROL VC TEM ALGUM TRABALHO DE PILATES PARA ESCOLIOSE EM GRAU QUE PODE SER TRABALHADO?SOU FISIO E ESTOU EM DÚVIDAS QUANTO AO USO !BJ E OBRIGADA..CATIAFISIO2009@HOTMAIL.COM..

    ResponderExcluir
  33. jonhy

    Olá Carol, o meu menino de 4 anos deu um salto em crescimento e de um dia para o outro apareceu com um desvio do torax á esquerda ( mais saido),levei o logo ao hospital, ao fazer rx diagnosticaram escoliose, o que posso fazer, é grave?

    ResponderExcluir
  34. queria saber se aqui em recife PE.tem clinica para colete corretivo para quem tem escoliose...fico agredecida desde ja.obrigada

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Descobri que tinha escoliose em forma de S aos 14 anos, e já estava com uns 50°(na parte de "cima") e 32°( na "parte" de baixo"). Usei colete durante 2 anos, hoje tenho 21 anos.Já faz 5 anos que faço RPG ( 1 Vez por semana), já fiz alguns meses de Hidroterapia, e estou na minha 4° aula de pilates. Raramente sinto dores- Graças a Deus-. Dqui a algum tempo pretendo voltar a fazer hidroterapia ( pois quando fiz senti muita melhora na estetica das minhas costas).
    Não gosto muito de tiar RX pois assusta muito!! As pessoas só percebem que tenho problema na coluna quando eu abaixo pois ai apareçe aquele calombo nas costas ( mas o meu já foi muito pior),se eu falo ou se a pessoa conhece o problema.
    Sei que vou ter que tratar pelo resto da minha vida.
    Só passei aqui Carol para dar meu depoimento
    Para as pessoas que tem escoliose como a minha ou até com graus menores, para tenham dedicação em seus tratamentos que por mais terrivel que seja sua escoliose com RPG ou Hidro ou Pilates voçê vai sempre ter melhoras tanto na diminuiçao dos graus, diminuição das dores ou esteticamente.Daqui a algum tempo eu volto para falar do pilates pois estarei praticando a mais tempo.

    Beijos! Força para todos.

    Cátia

    ResponderExcluir
  36. bom dia Carol,tudo bem?É a Débora obrigada por tirar minhas duvidas.Mas ainda tenho uma:minha escoliose é de 46graus e em s. Meu lado esquerdo é menor q o direito.De 1mes pra cá os meus joelhos estao inchando e doendo muito,pricipalmente o esquerdo.Sera que é pq ele ta sobre carregado por causa do desvio? Obrigada.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  37. Débora é subjetivo julgar assim, sem examiná-la, mas sim, é possível que o desalinhamento corporal esteja fazendo compensações sobre a articulação e o sobrepeso neste joelho esteja te trazendo dor. O ideal é você consultar seu ortopedista e fazer ainda a escanometria para avaliar dismetria dos membros inferiores (diferença de tamanho das pernas) e quem sabe até poder fazer uso de uma palmilha para corrigir e reduzir seu desconforto, aliado a um bom plano de exercícios com um fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  38. Obrigado pelo seu depoimento Cátia. Tenho certeza que servirá a outros leitores como incentivo a procura de um meio de tratamento. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  39. Catia Lira, vou dar uma olhada nos artigos que tenho comigo e se encontrar algo envio pra você por e-mail. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  40. Jhonny, fique tranquilo. O que aconteceu ao seu filho é comum, mais ainda para meninos, que geralmente têm picos de crescimento rápido e isto muda completamente o comportamento postural destas crianças. Consulte logo um ortopedista para avaliação direcionada e um fisioterapeuta especializado para acompanhá-lo e tratá-lo. Boa sorte.


    Sobre os coletes corretivos, não entendi muito bem, mas acredito que esteja procurando uma loja que venda os coletes. Porvavelmente em Recife existe sim alguma loja que venda, mas estou no interior da Bahia, e não sei como funciona por aí. Mas de qualquer forma o médico que deve orientar o que você deverá fazer, já que é melhor a prescrição médica.

    ResponderExcluir
  41. minha filha tem 9 anos e tem escoliose de 12 graus, é grave?

    ResponderExcluir
  42. carol.meu nome é arilma,desde pequena praticava a capoeira e ginastica olimpica,além de aos 04 anos de idade ter sido atropelada e tive algumas fraturas na cavicula.aos 15 anos parei com as atividades fisicas.e comecei sentir dores nas costas(ombro até o quadris),até aos 27 anos sentia dores + nos exames de raiox davam normais.aos 27 anos fui surpreendida com um cançer de mama e precisei fazer uma mastectomia total da mama direita retirando tambem o linfonodulos atingidos.fiquei deficiente do meu braço direito(com limitações)a minha maneira de dormir tambem mudou devido a tal limitação,e as dores aumentaram até mesmo quando eu encosto em alguns lugares solidos doe. EM julho de2009 fiz um raiox que deu uma escoliose dorsal direita.Que tipo de tratamento posso fazer para não sentir tanta dor?por favor envie uma resposta para o arilmadoces@yahoo.com.br muito obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Olá Me chamo Katia tenho 26 anos tenho uma escoliose de 32 graus a mais ou menos 5 anos. Graças a Deus~sinto pocuas dores na região dos ombros, mas as vezes que fui ao um ortopediata diz que como não sinto dores frequentes me dão alta. Não tenho condições financeiras de pagar sessões de RPG. Gostaria de algumas dicas para fazer no dia a dia para não piorar meu quadro.

    Obrigada
    BJS

    ResponderExcluir
  44. oi carol!
    tenho 22anos e tenho escoliose com curvatura de 45º na lombar e 37º na torácica.
    comecei a fazer pilates semana passada (1vez por semana).. já fiz rpg qdo tinha 14 anos, mas nao levei mto à sério.
    vc acha q com o pilates o grau de curvatura pode diminuir???
    o médico falou q a escoliose aumenta, em média, 1 grau por ano... O pilates evita isso???
    No meu caso, o que vc indicaria? e com qual frequencia?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  45. ah!
    esqueci de falar q minha escoliose eh bem compensada clinicamente... nao tenho desvios mto visíveis...
    obrigada

    ResponderExcluir
  46. Legal seu blog, trouxe muitas informações! Comecei a tratar minha escoliose quando tinhas uns 07 anos de idade, mas não sei se ela evoluiu muito por ser muito agressiva em sua essência ou se faltaram mais recursos, pois sempre morei numa cidade de interior, onde não havia qualquer estrutura (rpg, pilates e até mesmo natação) que eu pudesse frequentar. Usei colete dos 09 aos 13 anos,nem gosto de lembrar o quanto essa fase foi difícil...as crianças são muito cruéis às vezes! Parei de usar o colete após a estabilização do meu quadro. Não sei quantos graus eu tenho, mas creio que deve ser por volta de uns 35. Em 2006 quase fiz a cirurgia para corrigir, mas o meu namorado na época não deixou, disse que era charlatanismo e que eu poderia sim, me tratar de outras maneiras. Nunca mais toquei no assunto, fiquei com muitos traumas..Mas agora estou disposta a tentar melhorar minha postura e ter uma vida mais saudável. Suas informações estão me motivando muito, obrigado! Bruna.

    ResponderExcluir
  47. Oi Carol é a Débora,fui ao Ortopedista pq sinto dores nos joelhos e na coluna,tenho escoliose de 46graus.Apos tirar alguns rx,ficou constatado q tenho desgastes nos joelhos e na coluna.Gostaria de saber se é grave?Estou assustada tenho 21anos acho que sou m nova p estar c esses desgastes.Vc tem alguma orientaçao p q esse desgaste n almente?

    ResponderExcluir
  48. Oi Carol,
    Tenho 30 anos e escoliose de 12°. No meu exame de raio X deu o seguinte resultado: desvio do eixo torácico para a esquerda.Já sinto dores há uns 10 anos... Mas SEMPRE somente do lado direito. De uns meses para cá, as dores pioraram muito, muito mesmo. Sinto dores na parte lombar somente do lado direito e na parte cervical também do lado direito.
    Acho estranho pessoas com 40, 50 graus de desvio, as vezes não sentem tanta dor como eu que só tenho 12 graus. Atualmente estou fazendo fisioterapia e tomando medicamentos, antiinflamatórios e para dor, mas continuo com muita dor... Será que essa dor toda é da escoliose mesmo? É normal sentir tanta dor todos os dias mesmo com um grau pequeno?

    Fico aguardando...
    Gilzane Iansen
    gilzaneiansen@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Carol, parabens pela iniciativa maravilhosa . Li o pagina sobre escoliose do começo ao fim e constatei o imenso bem q suas informaçoes fazem as pessoas .

    ResponderExcluir
  50. Obrigado, S. VOU TENTAR FAZER OUTRAS DISCUSSÓES AO NOSSO ESPAÇO E ESPERO QUE AJUDE A QUEM PRECISA. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  51. Oi Carol,tudo bem?É a Débora,tive mielomeningoncele qdo nasci, e uma escoliose de 46graus.Mas até entao n tinha dores e nem inchava como agora.Fui ao médico e descobri q tenho diminuiçao de espaço nos joelhos e na coluna lombar acho q é o motivo de minhas dores.Faço fisio a 1ano entao perguntei ao médico se devia continuar entao m respondeu q era de efeito paleativo.Gostaria de saber se é bom p mim continuar fazendo,já q fico até 25 dia sem dores.ou sera que estou fazendo m fisio perder o tempo dele e o meu com esse caso complicado.Um abraco aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  52. Boa Noite Linda. Minha filha de 13 anos apos vir a primeira menstruação notei que ela estava formando cintura de um lado só. Não reclamava de dores, e isso foi ficando constante, até que passado 3 meses levei ao ortopedista e deu escoliose e, S, com 42 graus, fez 10 sessões de RPG e na escala de 0 a 10, reduziu 2%. Bom estou animada que Graças a Deus não progrediu. Há outras alternativas além de natação, e outros exercício sem cirugias. obrigada.

    ResponderExcluir
  53. Olá anõnima. Que om que sua filha já apresenta resultados com o RPG. Sem dúvida é uma excelente opção de tratamento para a escoliose dela. Deve continuar e pode acrescentar sim outra atividade que seja dinâmica afim de buscar o fortalecimento muscular global que é necessário para que as correções feitas com o RPG sejam permanentes. Então você pode optar pela natação, Pilates, ou um programa de exercícios diirecionados com um fisioterapeuta competente, dentro da fisioterapia convencional mesmo. Como instrutora do pilates te digo que é uma opção maravilhosa! E ela vai gostar! BEIJOS.

    ResponderExcluir
  54. Olá Carol meu nome é Karina, tenho escoliose 35 graus em S, gostaria de saber se Pilates e Iso streching são suficientes para o meu problema, sinto muitas dores, somente do lado direito da coluna, no caso o lado q sustenta meu corpo, e gostaria de saber tb se os 6 kilos q estou acima do peso estão contribuindo para minhas dores? Meu caso é caso de cirurgia? beijos obrigada

    ResponderExcluir
  55. Boa noite.Tenho 15 anos e descobri que tinha escoliose lombar para direita aos 13 anos.O médico me indicou usar uma palmilha para corrigir a postura e isso não adiantou muito!Nesse ano começei a fazer natação estou desde julho me sinto melhor mais não sei se ajudou muito mais pretendo continuar fazendo!Minha escoliose é de 10 graus mais tenho manchas escuras nas costas (hematomas) como se o osso da coluna estivesse forçando a pele para fora é muito ruin,sinto muita vergonha...logo em seguida comprei um colete simples com o intuito de melhorar a postura e diminuir as manchas escuras das costas!Você acha que por quanto tempo tenho que usar esse colete?será que vou melhorar?Estou asiosa com a resposta,Beijos

    ResponderExcluir
  56. Olá Carol,
    Meu nome é Fernanda, tenho 25 anos e pesquisando sobre os beneficios do pilates no tratamento da escliose encontrei o seu blog.. mto bom.. j fui em vários ortopedistas.. n sei qual o grau d minha escoliose.. mas a cada dia q passa fica mais nitida a minha assemetria (na calça logo abaixo d bumbum .. uma lado sempre fica mais apertado d q o outro) o q faço? Meu plano n cobre RPG...
    qual a melhor indicação de pilates p mim? o de solo? o pilates retiraria essa diferença q
    tenho ?
    Grata, desede já
    Fernanda França

    ResponderExcluir
  57. tenho 10 anos e tenho escoliose de 18 graus. o medico disse que eu vou ter que usar colete no verão e estou preucupada se eu posso tirar o colete para ir na piscina, fazer esses tipos de atividades ,se ele tem alça, ou se ele tem velcro sem alça ou se ele é duro ou mole?

    ResponderExcluir
  58. Olá Carol,
    Tenho escoliose em formato de S, mas é bem leve. O meu ortopedista me indicou sessões de RPG, mas ainda não as fiz. Qro mto fzr luta Muay thai + musculação, natação e pilates. Mas to com medo de prejudicar ainda mais o meu quadro. O que vc me aconselha Carol? Me ajuda! Pois to louca pra começar a fazer tudo isso. Só que a escoliose tá me bloqueando.
    Beijo e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  59. Olá!Meu nome é Patrícia tenho 28 anos e desde os 13 o médico ortopedista diagnosticou escoliose. Meu desvio é um poiuco acentuado, tenho 20 graus na toraco-lombar e 30 na lombar de desvio.Ultimamente tenho tido dores constantes no lado direito, pois devido ao desvio minha musculatura paravertebral e costal ficou mais desenvolvida criando uma gibosidade. Isso pinça o nervo periférico causando muitas dores. Fiz radiogarfia e o desvio é estável, não aumentou e nem diminuiu. Essa contratuta muscular constante é o q dói demais! De uns tempos pra cá resolvi suspender todas as medicaçãoes q o meu ortopedista passou e comecei a terapia com o Pilates associado ao alongamento.Que diferença!!! Estou melhorando, aos poucos. Durante a aula a dor desaparece e fico o resto do dia bem, sem dores!Espero ter um resultado 100% a longo prazo, pois no trabalho como sento e levanto constantemente a dor as vezes resolve atacar... mas a melhora é nítida!

    ResponderExcluir
  60. Olá, Carol!

    Soube que o Pilates é recomendado para minimizar a escoliose. Tenho 38 anos e escoliose 24graus. Será que o Pilates promoverá melhora na curvatura, mesmo com esta idade? Já faço Pilates solo/bola, mas houve indicação dos aparelho/studio. O q vc acha?

    ResponderExcluir
  61. Olá Carol,É a Débora tenho escoliose congenita tive mielomeningoncele qdo nasci agora depois de 22anos tenho muitas dores e estou inchando muito,sinto falta de ar as vezes.Sera que meu caso é de cirurgia agora.Tenho 22anos.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  62. muito legal seu blog! Tb dou aulas e pilates e sempre tem alunos com escoliose!!
    estou te seguindo já!
    Bjao

    www.prof_nathalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Oi Carol,tudo bem? Acho que minha filha de 11 anos tem uma escoliose.No ao passado eu a coloquei na aula de Ginástica Rítmica e notei que o tronco do lado esquerdo estava mais alta e levei-a no ortopedista,ele pediu radiografia.Será que Ginástica Rítmica pode desencadeado a escoliose? O treino era bem forçado e ezigia muito esforço dos alunos...me responda.Lúcia

    ResponderExcluir
  64. tenho medo de fazer a cirurgia jaqueline Tijucas sc

    ResponderExcluir
  65. Olá L.Leiko. Provavemente sua filha já vinha desenvolvendo os desvios e só na Ginástica foi notado por conta dos movimentos que os exercicios exigem. O processo não se dá tão rápido. São hábitos posturais que se adotam ao loongo de umperíodo maior da vida que evoluem para estes desvios. O importante agora é acompanhar a escoliose com tratamento adequado a idade dela.
    Jaqueline, ara realizar a cirurgia é importante o paciente estar preparado sim, fisicamente e emocionalmente. Seu médico pode esclarecer todas as suas dúvidas. Abraço.

    ResponderExcluir
  66. Débora, sua escoliose já envolve outros processos, provavelmente as rotações vertebrais já estão presentes e por isso você sente falta de ar, já que passa a comprimir pulmões o que dificulta a expansão nas incursões respiratórias, além do edema(inchaço) que você refere que provavelmente pode ser devcido a compresão vascular em algum nível. Na mielomeningocele é comum o pacientes desenvolver escoliose ao longo dos anos devido às compensações que faz durante o caminhar ou quando se senta, já que os desequilíbrios e o grau de força muscular do tronco são reduzidos. Você precisa ser acompanhada por um fisioterapeuta para um trabalho mais aprofundado com exercícios para melhorar o seu padrão respiratório ealém de flexibilização do seu corpo como um todo e não só do troanco. Pilates é uma opção sim nesse caso, mas terpá algumas restrições. Um bom intrutor saberá o que fazer. Exercícios de solo são mais recomendados para você.

    ResponderExcluir
  67. Valeu Nathalia. Volte sempre. Vou tentar atualizar o blog que anda meio parado...rs
    Vou te seguir também.

    ResponderExcluir
  68. Para as Patrícias aqui em cima...rs... uma acabou dando a resposta por mim à outra. A primeira queixando-se sobre a necessidade de realizar exercícios mas queixando-se de dores por sua escoliose e a segunda já dá um depopimento sobre o pilates em sua vida e o quanto se sente bem com a prática. Pronto!! A primeira poderá sim fazer pilates e natação. Os outros não sei como seria já que refere tantas dores acredito qe os impactos que o Muai Thai possibilita não te farão bem. Musculação não acho necssário se você praticar o pilates, já que dentro do seu plano de aula você já fará um trabalho de fortalecimento de todo seu corpo. Opte pelo mais seguro para não acarretar crises álgicas.

    ResponderExcluir
  69. Bom eu tambem tenho uma escoliose assim
    tenho que fazer uma cirurgia
    adorei seu blog:D

    ResponderExcluir
  70. Oi Carol, é a Débora obrigada pela resposta me ajudou muito.Aqui,fui a um bom ortopedista na semana passada e ele me disse que tenho mielomeningocele e meningocele na coluna alem de ter nascido com a escoliose de 46graus.O dr fez a correçao da mielo na parte de cima da minha coluna,mas embaixo continua aberto.Minha sensibilidade é normal ando normalmente e n tenho incontinencia urinanria.Fulturamente posso ter algum problema em relaçao as minhas 2 espinhas bifidas?Minha escoliose estabilizou se com ela o dr disse que n vai se agrar.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  71. Débora, devido a esocliose que no seu caso é então congênita e às alterações qe se deram ao longo de seu crescimento, o ideal é vc estar sempre em acompanhamento com o ortopedista. Só ele pode te dizer que consequências vc terá futuramente, por conta das espinhas bífidas e todo or esto. É muito difícil eu te dizer sem e avaliar. Mas procure se cuidar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  72. ola!
    Tenho escoliose avancada,faco pilates mas tenho varias duvidas sobre os exercicios,facos os mesmo das outra colegas da turma mas elas nao tem escoliose sera que minha fisioterapeuta estar correta?
    beijos....
    itana Riachao Do Jacuipe-Ba

    beijo

    ResponderExcluir
  73. Itana, olha só. O melhor é você questionar sua fisioterapeuta sobre seu programa de exercícios então, porque na verdade ela teria que primeiro de tudo fazer uma avaliação sua completa e a partir dela traçar seu programa. Se ele condiz com o que você precisa, mesmo que outras alunsa façam alguns exercícios iguais aos seus, isso não significa que os seus exrcicios não estejam coorretos pra você ou pra elas. Porque um exercício tem várias funções, ou seja, não existe um exercicio específico para cada necessidade. Exemplo: o exercicio que você faz para es oliose só é para escoliose e não serve para outroas necessidades, entende? No Pilates um mesmo exercício tem vários objetivos: alongamento, fortalecimento, alinhamento, equilíbrio,... Converse com a instrutora e tire melhor suas dúvidas. Ela vai poder te explicar melhor o que estou tentando dizer aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  74. Olá Carol,estou há 1ano e 5 meses na físio tive grandes resultados,o meu problema é escoliose e 2 espinhas bífidas.Gostaria de saber se eu parar com o tratamento agora eu perco todo o progresso q tive ou fica estável?Tenho 22anos e minha escoliose esta estabilizada diz meu ortopedista.Aguardo resposta.Jackeline.

    ResponderExcluir
  75. Oi Carol como vai? tenho uma escoliose de 46graus e mielomeningocele,gostaria de saber se por causa destes problemas na minha coluna eu nao posso engravidar?Meu ortopedista disse q a correçao por cirurgia no meu caso n adianta , pois o resultado sera minimo.Aguardo resposta.Gabriela.

    ResponderExcluir
  76. Olá Carol,tudo bem?Estou com uma dúvida,tenho artrite,mas nao é do fator reumatóide.Faço fisio a 1ano e 6 meses acontece que tive vários fisíoterapeutas e cada um me diz q devo usar um tipo de bolsa (quente,e fria)pois tenho muito inchaço e dor nas articulaçoens.Gostaria de saber qual delas devo usar?Débora.

    ResponderExcluir
  77. GABRIELA SOMENTE SEU ORTOPEDISTA E SEU GINECOLOGISTA JUNTOS PODEM TE DIZER ISSO. A IDÉIA É QUE ELES TROQUEM INFORMAÇÕES PARA DECIDIR O QUE FÔR MELHOR PRA VOCÊ. BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  78. Jackeline, na verdade você rpecisa estar em cuidados sempre. Se caso queira para com esta opção que escolheu para tratar sua lesão, aconselho que troque por outra modalidade de tratamento, mas não páre de se cuidar. Não significa que vai perder o avanço que teve mas logo vai sentir falta da atividade e poderá voltar as crises e tal. Pense nisso!

    ResponderExcluir
  79. Olá Carol!
    Me chamo Vanessa e tenho uma filhinha de 6 anos. Há uma semana descobri que ela tem destro escoliose discreta.
    O ortopedista recomendou atividade física, como balé e natacao, atividades que ela já está realizando. Também a coloquei na capoeira, mas não sei se ela pode fazer. Gostaria de tirar esta duvida com você.
    Além disso, com a idade dela é recomendado algum tipo de fisioterapia?
    Aguardo sua resposta.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  80. Oi Vanessa. Fisioterapia pode ser feita em qualquer idade. Ela pode fazer uma reeducação postural que chamamos de RPG, pou pode fazer aulas de pilates que se aplicam a crianças com exercícios lúdicos. A capoeira eu acho melhor você deixar para mais tarde dependendo da evolução dela na questão fortalecimento muscular. Esta faixa de idade é ideal para correção postural, já que ela ainda não está em fase de estirão. Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  81. ola sou Moarah, uso o colete milwaukee e pra quem quiser compartilhar esperiencias criei um blog:: usocoletemilwaukee.blogspot.com confiram;D

    ResponderExcluir
  82. Olá Carol, Tenho 48 anos e uma escoliose de 32 Faço RPG à um ano e a mesma, diminuiu em 2 graus.
    Antes do RPG, fiz musculação, recomendada por um ortopedista e a escoliose aumenou em 4 graus.
    Na semana passada meu atual ortopedista recomendou Musculação para fortalecimento e me encaminhou para continuar o tratamento com um fisiatra. Estou confusa o preocupada com a evolucao do tratamento.

    ResponderExcluir
  83. Carol,
    Tenho 11 anos e uma escoliose de 7 graus, minha mae reclama que minha escoliose está mais visivel pois cresco muito rapido. Fico muito irritada com ela por isso... Faço vôlei. Gostaria de um conselho seu

    ResponderExcluir
  84. fui numa entevista de trabalkho para repositor e pedirao exame rx da coluna deu ecoliose dorso-lombar de convexidade a esquerda.sera q com isso nao vou conseguir meu trabalho?

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde, sou a Adriana...descobri que tinha escoliose aos 16 porque fisicamente não se nota muito e só soube porque comecei a ter muitas dores...inscrevi-me na dança e na fisioterapia e deixei de ter dores..mas acabei por sair das duas coisas e agora nem estar sentada muito tempo consigo (e preciso passar muito tempo sentada a estudar porque estou na faculdade)...não sei se deva comprar colete porque nem sei se um normal me vai fazer bem...e já me disseram para fazer musculação para fortalecer os músculos das costas mas não sei se é disso que preciso...para o stress dos exames, queria inscrever-me no yoga mas não sei se me vai fazer bem...gostava que desse opinião. Muito obrigada' :)

    ResponderExcluir
  86. Olá Carol! Tenho 17 anos e descobri que tinha escoliose lombar com 14, quase 15 anos. Fui a um especialista no Rio e ele me indicou o uso de um colete, que confesso que não quis e ainda não quero usar. O meu ortopedista da minha cidade mesmo, me falou que meu grau é pequeno (não sei quanto ao certo) e que RPG melhoraria minha situação. Não tenho nenhum sintoma. Mas posso perceber que tenho mais cintura de um lado do que do outro e posso ver minha costela flutuante (acho que é esse o nome) aparecer muuuito quando estico os braços pra cima. Tenho medo que isso me prejudique.
    Ah, já ia me esquecendo: Quando eu tinha 15 anos desloquei meu ombro. Ele saiu do lugar sozinho, do nada, quando eu estava na praia. E depois voltou sozinho também, mas senti muitas dores. Tenho medo de malhar por esses dois motivos. Meu ortopedista disse que é bom eu malhar para fortalecer minha musculatura. Mas eu tenho bastante receio. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  87. Oi, tenho escoliose desde os meus 11 anos, já usei aparelho ortopedico mais não conseguir corrigi-la, fazem anos q visitei algum especialista na area pois resolvi abandonar o tratamento devido a um mal profisional e perdir a esperança de ficar boa, mais d uns tempos p cá essa esperança está renascendo em mim existi algum método q possa fazer sem passar pela cirurgia, desde d já aguardo respostas. bj
    Ops! meu email é thelminha84@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. Oii meu nome é gabriela tenho 12 e tenho escoliose operei mais aminha cirugia nao deu certo eu estou com 85 graus serra que tem outro jeito de bachar o grua bjs.

    ResponderExcluir
  89. Olá Carol,
    Gostei muitoooo do seu blog pq tenho escoliose e estava em dúvida se poderia ou não fazer pilates.
    Descobri uma academia aqui na cidade que tem e já agendei uma aula experimental, estou confiante de que ajudará na minha postura e amenizará meu problema.

    bjin e muito obrigada pelas infomações!

    Aline.

    ResponderExcluir
  90. ola meu nome é vanessa e tenho escoliose, gostaria de saber se posso engravidar normalmente? e se com 21 anos ainda da para se tratar?

    ResponderExcluir
  91. Olá Carol, sou fisio e estou recentemente trabalhando como instrutora de Pilates. Tenho uma paciente com escoliose sigmóide dorsolombar com convexidade dorsal para direita, portanto gostaria quevc me sugerisse alguns exercícios mais apropriados para esse tipo de problema. OBG!

    ResponderExcluir
  92. ola Carol td bem?
    meu nome é Vanessa tenho 21 anos, e tenho escoliose, mas ainda há como tratar?

    ResponderExcluir
  93. OI sou Renata Queiroes fisioterapeuta e adepta da tecnica de pilates como auxilio nas condutas,
    fico feliz em ver as vivências sendo propagada em possitivos resultados praticamente ao vivo.legal o blog

    ResponderExcluir
  94. Olá , meu nome é Lilian, não moro no Brasil e fui no médico devido as dores freqüentes no pescoço e costas e foi diagnosticado Escoliose- curva para direita. Perguntei os exercícios que posso fazer e disse que pode ser natação , Pilates ou musculação . Mas devido a dificuldade da língua só tem acadêmica brasileira de musculação, mas tenho medo de não ter um profissional qualificado- pois o personal trainer- não tem formação em educação física ou fisioterapia. Mas tem academia que tem Pilates e natação , mas posso nao enterder tudo que falo e fazer execicios com a postura errada. Por favor, qual é a melhor opcao???
    Agurardo!!!
    Muita obrigada

    ResponderExcluir
  95. Olá! sou a Liliandescobri que tenho escoliose e já tenho 31 anos.que exercícios você indica?
    o tipo de trabalho que faço fico muito tempo na mesma posição e com as costas e cabeça inclinadas, será que é melhor mudar de serviço mesmo fazendo uma atividade fisica?

    Aguardo a resposta
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  96. tipo tenho escoliose esquerda .num aquento mas essa porcaria ,tenho dificuldade ate de arruma naamorada por causa dela existe alguma chance de cirurgia ,tipo asim vim descobri que tive essa disgracença aos 11 anos de idades ,essa porqueira sempre trouse tristeza entende o que estou falando num consigo ser feliz com isso ......aja fiz natação ums 2 anos
    fui pra academia durante um ano mas não resolveu nada o que eu faço .

    ResponderExcluir
  97. Olá , primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog , meu nome e Ísis , tenho 15 anos e tenho escoliose congênita , 22 graus , uso o colete de Boston , e o meu medico me passou fisioterapia com alguns itens tipo : massagens , teens , correção postural ... etc . Mas o problema é que e meio difícil eu ir a fisioterapia , pois e meio longe , achei um lugar aqui perto de casa que faz Pilates , seria aconselhável ? Desde de já te agradeço !
    Beijos

    ResponderExcluir
  98. Oi!!! parabéns pelo blog, bastante esclarecedor. Tive pólio qdo criança e, uma das sequelas que ficou foi a escoliose, bastante acentuada. Fiz cirugia corretiva aos 14 e Hoje tenho 39 anos. Faço RPG há quase dois anos, fiz hidroterapia durante um tempo, parei e estou iniciando o pilates. Com a RPG tive alguma melhora e, meu receio, é se com o pilates, pode haver possibilidade de aumentar a curvatura. É possível isso ocorrer?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  99. Olá Carol, meu nome é sid e tenho 20 anos.
    Sinto dores nas costas a uns 2 ou 3 anos quando faço algum esforço fisico, as veses não sinto.
    fui recentemente num ortopedista e ele disse que minha perna direita é 1cm menos que a esquerda, dai me receitou uma palmilha de 1cm para usar nos calçados.
    isso vai resolver? posso praticar musculação, artes marciais, futebol?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  100. Ola Carol, meu nome eh Marcia, tenho 23 anos e aos 14 anos foi-me diagnosticado a escoliose idiopatica. Como a minha curvatura era muito grande 60 graus, passei pela intervencao cirurgica. Como ja fui operada, sera que posso fazer pilates? As vezes sinto dores na coluna quando faco um exercicio de forma errada, ou carrego coisas pesadas ou ate com mudancas de temperatura!!! Nao tenho feito nenhum tipo de exercicio especifico para a coluna desde que fui operada!! Aguardo sua resposta e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  101. Descobri que tenho escoliose,pinçamento L4/L5, que exercicios posso fazer?
    Adorei as informações.

    ResponderExcluir
  102. Olá Carol, Parabéns pelo blog, sou fisioterapeuta e instrutora de Pilates, gostei muito do blog, irei começar no meu studio de Pilates agora e qualquer experiência minha posso contar e ou trocar informações, já trabalhei em outros studios, peguei pacientes com escoliose e trabalhei muitos exercícios para fortalecer abdome e exercícios de torção, escoliose é a patologia mais interessante e complexa que acho, mas também deve-se trabalhar muito alongamento lateral de tronco enfatizando o lado côncavo, e deve-se trabalhar o lado da concavidade,beijos.

    ResponderExcluir
  103. boa tarade eu tenho escoliose e um lado é maior do que o outro vc me recomenda fazer musculação ou não é aconselhavél de forma alguma...

    ResponderExcluir
  104. gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir
  105. Olá Carol,
    Gostaria de saber quais os exercícios que vc mais trabalha em pacientes que tenham escoliose estrutural, também sou fisioterapeuta, e acredito que nessa patologia é muito importante que se trabalhe o alongamento dos paravertebrais e alongamento axial, alongamento da cadeia lateral de tronco, e a rotação para o lado côncavo, obrigada,bjs.

    ResponderExcluir
  106. Olá Carol! tudo bem?! Descobri que tenho uma leve escoliose quando fiz um raio x de torax. Caso eu não tenha ficado com uma boa postura na hora do exame, pode ter aparecido esse desvio na coluna, mas na verdade, foi só questão de postura ou não tem como confundir?! Postura na hora do exame e escoliose.

    ResponderExcluir
  107. Oie carol, meu nome é thaís, tenho 18 anos e minha coluna tem 32° de escoliose. Já esta bem avançada... o que vc indicaria para melhorar? meu médico disse que por causa da academia que eu fazia, forçou minha coluna e agravou a situação. O que vc me indicaria? natação, pilates, rpg?

    Obrigada.. amei seu blog!

    ResponderExcluir
  108. OI Carol,
    Adorei teu blog, achei muito esclarecedor. Recentemente descobri uma escoliose no meu filho de 13 anos. Ficamos muito preocupados, fizemos radiografia e foi confirmada uma escoliose de grau 12 e lordose. O médico indicou natação e rpg, na receita onde indica rpg descreveu a doença como escoliose de grau 12, hiperlordose e cifose. O médico pediu um retorno em 6 meses com uma nova RADIOGRAFIA. fICO PREOCUPADA EM SABER SE O TRATAMENTO SE RESUME A SÓ ISSO? Sera que tem algo mais para ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  109. Olá a todos e a Carol, sofro a 7 meses com dores por todo o corpo. Tenho 30 anos e to com escoliose, tendinites, hernia muscular na perna, e dores nas juntas. Remédios e remédios, homeopatia e nada. A dor é horrível nestes tempos. Pensei já em coisas horríveis em fazer, mas coloquei meus pensamentos em ordem. E vi que estas dores só dependem de mim. Em 2 sessões de Fisioterapia, Pilates, medicações vi que estou no caminho correto agora ! Tenho fé que voltarei melhor do que eu era anteriormente. Sorte à todos !

    ResponderExcluir
  110. ola, minha filha tem 11 anos e foi diagnosticada escoliose grau 38 e 20 foi indicado o colete ortopédico, mas ela não aceita usar o colete, nessa fase de crescimento é possivel controlar o grau da escoliose com rpg e pilates?
    obrigada!
    Claudia SP

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, tdo bem ?
    tenho 21 anos, quando fui no ortopedista, o médico analisou minha postura e me disse que tenho cifose e uma leve escoliose na coluna. ele me disse que tratamento ficaria a minha escolha, então gostaria de saber se posso fazer pilates como método para corrigir a minha má postura, a cifose, e a escoliose que tenho. Saberia me dizer ? obrigado.

    ResponderExcluir
  112. Eu tenho 11 anos e tenho escoliose, já fui ao medico e ele me disse para fazer natação...Eu faço, só que eu não gosto muito disso, eu gostaria de saber se tem outra coisa q possa ser feita e que caiba no bolso...
    P.S:Também gostaria de saber se tem como medir o grau de escoliose em casa...

    ResponderExcluir
  113. ola amigo tenho 22 anos acho que tenho escoliose na região das costelas por que o meu lado esquerdo fica aparecendo um pouco as costelas mais do lado direito está normal desde de criança tenho está duvida mais agora está piorando o que devo fazer a 2 anos eu estava fazendo malhação
    mais quando percebi que estava piorando parei o que devo fazer para tentar corrigir ?

    ResponderExcluir
  114. alguém pode me responder a seguinte pergunta : estou preocupada q vou fazer uma perícia p/ um concurso público . e fiz um exame RX da coluna panorâmico , e acusou q tenho 10 Graus de escoliose . será q isso pode me prejudicar ? desde já Grato .

    ResponderExcluir
  115. ola boa tarde chamo me leia costa estou super aflitas das costas a dois anos descobri uma cervicalgia e duas escolioses e ainda n fiz natação nem fisioterapia mas fim do mes começo a natação, mas queria saber se posso fazer caminhada estou acima do peso e tenho refluxo biliar gastrico estou sofrendo muito e trabalho com isdosos,mas sei que nao sera isto que vai em fazer desistir de continuar ajudem me dando me dicas para melhorar

    ResponderExcluir
  116. Olá tenho uma esoliose com 41 grau...tenho 34 anos e nunca tive dor graças a deus!no ano passado fiz muitas progressivas porque sou cabelereira domiciliar e começei a sentir dor lombar...fui ao medico fiz ressonancia e rx especifico...e graçs deus ta tudo otimo...tomo a noite um remedinho para a dor (so quando estiver doendo)e meu medico...recomendou acompanhamento a cada ano e pilates...vou fazer pelo menos 6 meses a cada ano.....vou seguir tudo certinho....já fiz 1 ano de rpg e minha postura er muito boa...agora é vez do pilates...é bom....vai me ajudar?

    ResponderExcluir
  117. oi tambem tenho escoliose e me sinto mal,feia com vergonha de fica de costa para alguel nao sei mel grau ,tudo q mas quero na vida é fazer a cirugia para corrigi... me ajuda

    ResponderExcluir
  118. tenho 15 anos e tenho uma escoliose que pode variar entre 30 e 35 graus em formato S . eu posso fazer academia desde que seja digamos que "monitorada" , excluindo determinados exercicios?

    ResponderExcluir
  119. Olá,muito bom esse seu blog,parabéns!
    eu tenho escoliose sinto dores na lombar,e as vezes no meio da coluna,tÔ fazendo fisioterapia,mais meu medico indico pilates,que seria muito bom para mim,para aliviar essas dores. :( Ass: Samia

    ResponderExcluir
  120. Olá,
    Eu tenho escoliose com curvatura lateral de 30º e está estacionado. Meu ortopedista disse que posso fazer pilates, mas tenho receio de prejudicar minha coluna.
    Você acha que realmente fará bem?
    Tenho muita vontade de fazer + um pouco de receio...

    bjs.

    ResponderExcluir
  121. Olá Carol! Entre os 13 e os 15 anos fiz tratamento para escoliose, incluindo uso de colete Milwaukee e RPG. Aos 13 comecei a praticar ballet clássico e foi assim que descobri o desvio de curvatura. Estou com 21, infelizmente parei de fazer exercícios e tenho sentido muito desconforto... Também não sei em quantos graus minha escoliose está, mas a pergunta que eu gostaria de fazer é: a prática do ballet auxilia ou atrapalha a progressão da escoliose? Meu ortopedista nunca contra-indicou, porém algumas vezes sentia dores, porém foi a única atividade física à qual me adaptei. Obrigada!

    ResponderExcluir
  122. Ola Me Chamo Juliana Tenho 28 anos e Gostaria de TIRAR UMA DUVIDA...Tenho Mielomeningoncele,Sou Cadeirante,Faço Cateterismo,EU POSSO ENGRAVIDAR,INDEPENDENTE DA MINHA FALTA DE SENSIBILIDADE DOS Membros INFERIORES? (PENAS)
    DESDE JA MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  123. Olá Carol, meu nome é jessica e tenho 22 anos, descobri hoje que tenho escoliose, segundo meu médico é uma escoliose juvenil que foi gerada na minha adolescência devido a um crescimento rápido do meu corpo! a minha escoliose não é muito acentuada, porém encomoda bastante! Eu amo musculação e tive que parar pois as dores estavam ficando mais fortes, o meu médico me receitou natação, achas que o pilates não me ajudaria mais? devo fazer uma aula experimental e se sentir dor preciso parar? obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Agora quero saber de você!