sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pilates na reabilitação das lesões de Ombro



O ombro é a articulação mais instável do nosso corpo. Por isso tão fácil de lesionar e com uma frequência tão grande. Formado por um complexo de músculos que estabilizam esta articulação (redondo menor, subescapular, supraespinhoso e infraespinhoso) é comum a DOR NO OMBRO, que pode surgir por um processo degenerativo ósseo como a artrose, por atividades repetitivas e de sobrecarga como as tendinites e bursites, ou em traumas por impacto como as fraturas, luxações e subluxações, podendo ainda evoluir para um quadro de restrição máxima de movimento: ombro congelado. Em todos estes casos a primeira reação é dor, edema ( inchaço) e limitação do movimento. A mensagem que a dor fornece é de recolhimento e imobilização do membro (postura antálgica). Nesta fase aguda é necessário reduzir a dor e o inchaço, e corrigir a causa do sofrimento, seja por lesão óssea ou de partes moles ( tendões, músculos ou ligamentos). Após esta fase, ombro e cintura escapular devem ser estimulados a ceder a tensão das estruturas internas da articulação que causaram a limitação dos movimentos, para posteriormente restaurar a força muscular e a estabilização articular, readquirindo a movimentação ampla sem dor. A execução de movimentos fluidos suaves que favorecem o deslizamento das estruturas da articulação, seja utilizando as molas, as bolas ou mesmo sem nenhum material de auxílio, mas todos bem orientados e coordenados, proporciona melhor ativação das estruturas e músculos mais fortes, favorecendo a estabilização gradativa e menor recidiva das lesões. O Pilates favorecerá a realização das ações diárias com maior consciência do mecanismo de movimento, criando uma proteção das estruturas contra compensações futuras.

2 comentários:

  1. Carol carolinaalmeida@hotmail.com.br13 de julho de 2011 às 21:54

    Olá Carol, gostei muito do seu artigo, sou fisio tbem, e minha especialidade é ombro e agora estou finalizando meu curso de pilates e quero saber se vc tem mais artigos ou algo do tipo sobre pilates na reabilitação de ombro ou geral. Desde ja agradeço! Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. fiz uma cirurgia no ombro 2 meses atras e to fazendo fisio e parece que vou ter q fazer pilates tb para fortalecer o musculo, afinal de contas, agora to com 3 ancorazinhas. kkk.

    ResponderExcluir

Agora quero saber de você!