sábado, 6 de junho de 2009


“Nosso corpo somos nós, é nossa única realidade perceptível. Não se opõem à nossa inteligência, sentimentos, alma. Ele os inclui e dá-lhes abrigo. Por isso tomar consciência do próprio corpo é ter acesso ao ser inteiro, pois corpo e espírito, psíquico e físico e até força e fraqueza, representam não a dualidade do ser, mas sua unidade”.

Bertherat & Bernstein (1980, p.14)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

The Hundred - vamos entender melhor!



O The Hundred é um dos exercícios primordiais do Pilates.Ele é o exercício que melhor ativa o Core - "Power House" - ou melhor o grupo muscular formado pelos músculos abdominais, músculos pélvicos e glúteos, já falados aqui.

Este exercício é capaz de ativar a circulação sanguínea em todo o corpo, ativar um padrão respiratório coordenado, acordar mais de 90 músculos dependendo da posição em que seja realizado, favorecendo portanto o equilíbrio do Centro de Força do nosso corpo.

O exercício The Hundred favorece a boa respiração, aumenta a frequência cardíaca, aumenta o transporte de oxigênio a todos os músculos do corpo, proporcionando a estimulação as funções mentais. Como benefícios conseguimos mais força muscular, melhor estabilização do tronco, maior propriocepção, mais flexibilidade e controle postural.

Para sua melhor execução, deitado de costas no chão, flexione a cabeça de modo a direcionar seu olhar para frente e não para cima. Eleve suas pernas unidas em extensão num ângulo médio de quase 90º se possível, ou se não fôr capaz de assim mantê-las faça uma flexão dos joelhos em 90º, com 90º de flexão dos quadris. Para cada ciclo faça uma inspiração profunda pelo nariz contando 05 batidinhas dos braços em extensão para cima e para baixo sem tocar as mãos ao solo e num ciclo curto de movimento, e em seguida faça uma expiração bucal forçada contando mais 05 batidinhas com os braços da mesma forma que na inspiração. Não esqueça de manter a contração abdominal máxima, direcionando seu umbigo para as costas. Num total de 10 ciclos teremos executado 100 ciclos respiratórios com 100 batidinhas com os braços (cem - hundred).

Este exercício muitas vezes inicia a aula de Pilates e é um dos clássicos de Joseph Pilates. Tentem e me digam o que conseguiram!