terça-feira, 23 de abril de 2013

Cãimbras na hora do exercício? Atenção!

Você está na academia quando, de repente, sente aquela pontada desconfortável, que parece não ter controle. São as cãibras, contrações involuntárias e dolorosas do músculo que afetam, principalmente, a região das pernas e dos pés.
A dor geralmente surge quando o organismo perde muito líquido – daí a maior incidência durante os exercícios – e diminui os níveis de minerais como o potássio, o sódio e o magnésio. Essas substâncias são eliminadas através do suor.
Fazer muito esforço físico e ingerir muitos carboidratos antes dos exercícios também pode causar esse desconforto. Por isso, antes de ir para a academia ou para a aula de Pilates, fique atento a algumas orientações bem práticas paraevitar essa dorzinha.


•  Faça uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios;
•  Para repor os níveis de sódio no intervalo dos exercícios, escolha as bebidas isotônicas;
•  Use calçados adequados e confortáveis. Isso vale tanto para quem faz esportes quanto para quem fica muito tempo em pé;
•  Durante os treinos, procure parar para comer alguma coisa que tenha cálcio e carboidratos, como uma barrinha de cereais ou uma banana, por exemplo;
•  Reponha o sódio com alimentos salgados e descanse bem depois de um treino intenso;
•  Alongue: um músculo aquecido e alongado tem menos chances de sofrer contrações involuntárias;
•  Não exagere. O excesso de exercícios pode causar cãibras fortes e frequentes. Respeite seus limites;
•  Segundo o fisiologista Raul Santo, para o site Minha Vida, é bom evitar alimentos e bebidas diuréticas, para amenizar a perda de nutrientes;
•  E claro, tenha uma alimentação bem equilibrada, com alimentos ricos em cálcio (queijo branco), magnésio (castanhas e folhas) e potássio (banana, água de coco e arroz integral).
Tá doendo, e agora?
Quando a dor aparecer, não entre em pânico. Os especialistas recomendam compressas de água morna ou massagem no local para melhorar a oxigenação muscular. Isso alivia o desconforto imediato. Não faça nenhum tipo de alongamento na hora da cãibra, pois isso pode provocar lesões mais sérias.


Fonte: M de Mulher

sábado, 20 de abril de 2013

Retornando Às Postagens

Após quase 03 anos afastada deste blog resolvi dar o ar da graça para voltar a postar minhas experiências de trabalho como fisioterapeuta e instrutora de Pilates. Já estava com saudades de escrever e, coincidência ou não, nos últimos tempos venho recebendo comentários de pacientes e amigos sobre o blog. Perguntas sobre assuntos que já foram discutidos antes aqui e sobre o porque me afastei das postagens ficaram frequentes nas últimas semanas. Na verdade deixei de postar aqui pelo excesso de trabalho e com isso,  a falta de disponibilidade de tempo para estar sempre presente acabou por mudar meu foco para outras ocupações. Enfim, aqui estou eu novamente! Pretendo voltar a me dedicar às publicações e conto com os comentários e opiniões de vocês leitores que, mesmo sem visualizarem novas publicações durante este período não deixaram de postar seus comentários e sugerirem novos assuntos a serem discutidos. Quero ainda pedir desculpas àqueles que deixaram suas perguntas e que ainda não receberam respostas.Como estava afastada do blog, nem mesmo imaginei que ainda escreviam sobre qualquer coisa aqui. Prometo responder a todos aos poucos. E voltem a deixar seus comentários por favor. Obrigado a todos! Carol Dias.