quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mal de Parkinson e Pilates

Foto: Aula de Pilates para Parkinsonianos em estúdio Tamara Di Tella em Buenos Aires

O mal de Parkinson é uma doença neurológica que caracteriza-se principalmente por bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez muscular global e tremores focais ( em uma área do corpo) ou generalizados. Em sua evolução o paciente pode apresentar ainda alterações posturais, dificuldades para a fala e movimentos minuciosos com as mãos e desequilíbrios posturais e de coordenação motora. Porém o intelecto perdura por bastante tempo inabalado. Então como o Pilates pode ajudar este paciente em sua condição? Os sinais podem ser retardados, senão controlados, quando o paciente faz a ativação correta da musculatura de seu corpo na execução das ações, mesmo nas atividades de vida diária como higiene, alimentação, vestuário e afazeres domésticos simples, como limpar a casa, cozinhar, cuidar de seus animais. A melhora da postura e dos movimentos cíclicos são notados muito cedo pelo próprio paciente quando ele executa Pilates. A melhora da marcha e do equilíbrio vêm junto com o ganho de força muscular, com o alongameto da musculatura rígida, trazendo assim melhor coordenação motora nos exercícios realizados sempre bilateralmente. Tudo isso traz bem-estar ao paciente que se vê mais útil e capaz. O Pilates trabalha o corpo e a mente! Portanto, Pilates e Mal de Parkinson podem sim andar juntos! Mantendo a medicação controlada e o bom acompanhamento clínico e do seu instrutor de Pilates devidamente preparado para entender os anseios e dificuldades deste paciente. O maior benefício do Pilates neste caso é a melhor qualidade de vida.

domingo, 19 de abril de 2009

Pilates para Mastectomizadas


Já falamos aqui sobre o tratamento do linfoedema ( inchaço) de membro superior em mulheres pós retirada de parte ou da totalidade de sua mama por Câncer de Mama. Mais especificamente sobre o uso da Linfoterapia ( drenagem linfática manual, enfaizamento compressivo e exercícios). Porém, na reabilitação da paciente também deve-se levar em conta a recuperação da auto-estima, da força muscular e da amplitude de movimento do braço ipsilateral ao trauma cirúrgico. E porque não fazendo Pilates? Claro que sim!! Seguindo os princípios básicos do Pilates, o Alongamento, a Respiração, a Fluidez de movimentos, o ganho de Força muscular, dentre os vários outros benefícios, o Pilates se encaixa perfeitamente como método escolhido para esta reabilitação. Mas é importante a ressalva: apenas acompanhada por profissional que esteja habilitado não só para a realização do método Pilates mas também quanto ao entendimento e prática sobre a pós-mastectomizada, os seja, tem que conhecer muito bem as consequências de uma retirada da mama, e todas as intercorrências que podem vir a surgir caso o trabalho não seja guiado corretamente por ele ( instrutor do Pilates).Para estas alunas, o Pilates dará a recuperação do esquema corporal perdido após a retirada da mama, que influencia na alteração do centro de gravidade do tronco, já que uma das mamas não está mais lá, e também na queda do ombro do mesmo lado da retirada da mama e perda de força muscular e amplitude de movimento e flexibilidade do membro superior(braço) do mesmo lado. A aluna tem então um deslocamento de seu centro de gravidade para o lado da mama sadia. A orientação que o Pilates oferece quanto a estes estímulos proprioceptivos, principalmente quando utiliza os planos instáveis ( bolas e rolos por exemplo), é que a faz resgatar o equilíbrio que lhe falta. Portanto, faça Pilates queridas mastectomizadas. Os benefícios são excelentes e a um menor espaço de tempo e com muita segurança. Só lembre de procurar um instrutor capacitado em sua condição!! Isso é o mais importante!!

domingo, 12 de abril de 2009

Entrelinhas...!

É preciso ter cautela...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

quarta-feira, 8 de abril de 2009

06 ANOS DE FISIOCLIN

(Equipe FISIOCLIN)

PARABÉNS a todos nós profissionais, nossas funcionárias, nossos pacientes e nossos parceiros. Todos queridos e sempre tratados com amor e dedicação, como sempre foi o nosso trabalho. A FISIOCLIN começou devagar, foi fazendo sua história e hoje é uma clínica reconhecida em nossa cidade. Os 06 anos de FISIOCLIN na verdade são 06 anos de um casamento que deu certo quando ainda nem tínhamos certeza de nossas escolhas, e graças a Deus e a nossa cumplicidade sempre com muita clareza e com muito amor ao que fazemos chegou onde estamos hoje. AQUI!! Comemorando com todos que conhecem e reconhecem o nosso trabalho e esforço.

OBRIGADO A TODOS VOCÊS QUE FAZEM O NOSSO SONHO SE REALIZAR TODOS OS DIAS!

Drª Caroline Dias

08 de Abril - Dia de Combate ao Câncer

08 DE ABRIL é o dia em que em são realizadas diversas manifestações para estimular o COMBATE AO CÂNCER. Doença que todos os anos é responsável por altas taxas de morbi/mortalidade em todo o mundo. Em nossa experiência, reabilitamos com muita frequência mulheres acometidas pelo CÂNCER DE MAMA, que em nossa região está entre os tipos de câncer mais frequentes, inclusive com um público considerável para nossa população de pacientes em nossa clínica. O atendimento de fisioterapia para este tipo de paciente em ambulatório consiste na reabilitação destas mulheres pós cirurgia para exerese da mama acometida( mastectomia total) ou de parte dela ( mastectomia parcial ou quadrantectomia), dependendo da extensão do câncer. O recurso que utilizo e que vem obtendo muito sucesso é a LINFOTERAPIA. Este recurso consiste em:

  • redução do inchaço do membro superior (braço) ao lado da mama acometida, devido a retirada dos linfonodos axilares próximo a esta mama, que favorece a retenção de linfa nesta região;

  • na recuperação da mobilidade deste braço ao lado da mama acometida, devido às limitações adquiridas em seus movimentos no ombro e região costal ipsilateral à cirurgia, além do tensionamento muscular nesta região;

  • ganho de força muscular perdida pela imobilidade deste braço;

  • redução da dor, do peso, da dormência, da queimação e de tantos outros sintomas sensitivos informados pelas pacientes devido a área da incisão cirúrgica na região axilar acometendo inervações;

O programa utilizado na LINFOTERAPIA consiste:


  • na Drenagem Linfática Manual em todo o braço, região costal e peitoral ;




  • no enfaixamento compressivo gradual deste braço;



  • no plano de exercícios específicos ;



  • em cuidados com a pele desta paciente;

  • em orientações posturais para reequilibrar o esquema corporal alterado que ocorre devido a perda da mama.

O resultado é redução do inchaço, liberdade de movimentos, melhor postura, redução da dor e da hipersensibilidade, ganho de força muscular, tornando-as capazes de seguirem suas vidas com normalidade e liberdade.

Inspirem-se!!....


sábado, 4 de abril de 2009

Respiração correta

É muito comum nas aulas de Pilates ouvir do aluno que não sabe a maneira correta de respirar durante o exercício. E é indispensável ter uma boa compreensão da respiração pois ela age como facilitadora do exercício. São muitas as dicas verbais e táteis utilizadas pelo instrutor para facilitar o entendimento do aluno nesta questão. Mas as vezes ainda fica a dúvida : será que está correto? Passeando por outros blogs encontrei no blog da Sillvia Gomes uma maneira bemnesclarecida e ilustrada de mostrar como o aluno pode sentir melhor estes movimentos respiratórios. Gostei tanto que resolvi pegar as fotos dela e pôr aqui para explicar então, mais uma vez aos alunos como funciona.


Foto 1: Sente-se bem apoiada de forma que sua coluna fique ereta e sem compensações. Se não fôr possível dado aos seus encurtamentos musculares, utilize um acessório como ela faz na foto com um rolo ou uma caixa também pode ser. Ponha uma faixa elástica, ou um lenço, ou uma paninho qualquer abaixo do peito sobre as costelas e cruze as pontas a sua frente pegando com as mãos pelas pontas. Na inspiração, observe a caixa torácica se encher de ar e deixe a faixa folgada para facilitar a expansão do tórax. Sinta esta expansão.
Foto 2: Na expiração,solte o ar dos pulmões pela boca e sinta a caixa torácica ser relaxada. Porém neste momento faça a aproximação de suas costelase contraia o abdome como um cinto ao redor do seu tronco. Puxe a faixa estreitando o tronco. A faixa será um auxiliar nesta contração toracoabdominal e todo o ar será expelido pela boca.
Treinem em casa e discutiremos na aula!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pilates em fotos sensuais!



Gente, o Pilates faz tanto sucesso entre as celebridades que agora passou a ser ambiente de fotos sensuais!! Pode? De qualquer forma, o que percebemos é que a popularidade vem crescendo e melhor, todos querem Pilates! Por esta nem Joseph Pilates esperava!...